domingo, 1 de junho de 2008

Será que podemos mudar o mundo?

Por várias vezes dou por mim a pensar acerca do mundo em que vivemos! Um mundo em que a fome, a guerra, o ódio e o rancor teimam em permanecer e em tornar-se cada vez mais evidentes! Nós que nos dizemos pessoas humanas, com valores que tentamos ter sempre presentes no nosso dia-a-dia, estamos constantemente a ser invadidos por sentimentos e pensamentos que nos transformam em pessoas com características das quais dizemos que queremos distância.
Quantas vezes somos postos a prova? Quantas vezes somos confrontados com situações que enchem o nosso coração com pensamentos perversos que nos levam a tomar atitudes que consideramos pouco éticas?
Todos nós certamente dizemos muitas vezes que “há tanta fome no mundo”, que “há tantas injustiças”… mas será que nós fazemos alguma coisa para mudar isso? Tantas crianças com fome e nós a desperdiçarmos comida em nossas casas…
Isto acontece porque somos pessoas egoístas, que só pensamos no nosso bem-estar! Não seria bom pensarmos um bocadinho mais nos outros com o intuito de fazer do nosso mundo um mundo melhor? Um mundo onde em vez de guerras sem sentido nenhum haja a paz… um mundo onde em vez de egoísmo e egocentrismo haja a partilha e o amor… Nós podemos fazer alguma coisa! Tudo começa por nós…
Aconselho vivamente o visionamento do filme “Favores em cadeia”. Para quem não conhece, neste filme há uma criança com uma ideia para mudar o mundo: ela iria fazer um favor a três pessoas; esse favor não lhe podia ser retribuído. Cada uma dessas três pessoas iria fazer um favor a outras três pessoas e assim sucessivamente até chegar a todo o mundo! Resultaria? Com o esforço e disponibilidade de todos penso que sim!

Sem comentários: