domingo, 1 de junho de 2008

Racismo

O racismo, discriminação de povos ou pessoas com base no preconceito da sua inferioridade, tem sido, ao longo dos séculos, parte integrante das mais diversas ideologias e formas de organização social. Esteve, por exemplo, na base da escravatura em muitas civilizações, como por exemplo, a perseguição conduzida por Adolf Hitler a judeus, ciganos e outros povos. Ainda hoje, os preconceitos de raça, se manifestam de formas variadas em muitas partes do mundo.
O racismo tem sido justificado de muitas maneiras: na maior parte das vezes, pela ideia de que certos povos são intelectualmente inferiores ou bárbaros (porque apresentam costumes diferentes e seguem outras religiões) ou com base em nacionalismos que vêm na sujeição ou rejeição do outro (xenofobia) a defesa do seu próprio modo de vida. No mundo ocidental, o sentimento antijudaico (caso do Holocausto nazi – 1939 a 1945) tem a particularidade de se centrar na (suposta) perversidade, e não na inferioridade, dos Judeus, a pretexto da condenação de Cristo, narrada na Bíblia, mas, para muitos autores, tudo isto são manifestações de um etnocentrismo que vê tudo à medida de uma determinada cultura, sem compreensão nem tolerância para com as culturas diferentes. Actualmente, na época actual em que vivemos foram dados importantes passos na luta contra o racismo. Os contactos entre diferentes povos e culturas intensificaram-se, com cada vez maior abertura e conhecimento de parte a parte. O século XIX assistiu à abolição da escravatura numa série de países e a luta contra a discriminação racial tem envolvido personalidades que a quem agora conseguimos reconhecer o mérito, tais como, Martin Luther King e Nelson Mandela, registando progressos significativos.
O racismo vai contra os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948, que afirma a igualdade de todas as pessoas e, a 21 de Março comemora-se o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial.

Bibliografia:
Diciopedia 2008
Livro de Psicologia B do 12º ano (1ª Parte)

Sem comentários: